Blog

Aplicativo Cachaciê promove “confraria” virtual da cachaça

Por Cachaciê   •  4 junho de 2016   •  Compartilhar

Bem-vindos ao Cachaciê, um aplicativo que visa promover uma grande confraria virtual, capaz de gerar relacionamento, difusão de informação e consumo consciente e qualificado de cachaça, por meio de uma experiência rica, estimulante e divertida.

O aplicativo mobile foi criado nas em versões iOS e Android, pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store; e com ele pode-se interagir e ficar por dentro de tudo a respeito deste que é o destilado favorito de uma grande parcela da população.

A nossa proposta ao criar essa ferramenta foi estimular os consumidores a conhecerem mais sobre os produtos disponíveis no mercado, a diferenciá-los e a obter informações como preço médio, notas médias e comentários de amigos. Em resumo, a intenção é potencializando as experiências das pessoas com a cachaça.

Mas, por que um aplicativo de cachaça é uma boa ideia? Porque promete aproximar o consumidor e as marcas de cachaça no mundo real e virtual. E, principalmente, porque coloca informações relevantes nas mãos dos usuários, por meio de seus smartphones.

Desde que nós, empreendedores mineiros, de Belo Horizonte, idealizamos este aplicativo demos início a uma caminhada cuidadosa e estimulante, sempre com foco em colocar à disposição dos apreciadores da cachaça um aplicativo útil e divertido. Começamos pela escolha do nome. A palavra Cachaciê faz referência ao sommelier da cachaça, aquele que conhece e entende muito da bebida. Um nome fácil de falar e fácil de guardar.

Na sequência, buscamos parcerias de peso para nos ajudar a fazer o trabalho bem feito. Conseguimos o apoio do Sebrae MG, via Sebraetec e apoio institucional de muitas entidades e empresas como Ampaq, Ibrac, Sindbebidas, Frente da Gastronomia Mineira, Belotur, Governo de Minas, Distribuidora Savana, Cachaçaria Nacional, dentre outros.

O Cachaciê foi criado com foco no público final, os consumidores e apreciadores da bebida original do Brasil, mas sem dúvida será também muito útil aos produtores, distribuidores, revendedores, fornecedores e prestadores de serviços especializados na cadeia produtiva da cachaça, consultores, acadêmicos e formadores de opinião em geral.

Basta dizer que o cadastro das cachaças e dos produtores é gratuito na lista básica, com isso, todo produto registrado que quiser participar será bem-vindo e será disponibilizado para consulta no aplicativo

São muitos os atrativos e diferenciais do Cachaciê: possui um dispositivo de reconhecimento automático e instantâneo da cachaça, através de análise e escaneamento do rótulo; permite o compartilhamento de avaliações, notas e comentários dos usuários via facebook e Twitter, além de seguir amigos e ser seguido por eles; oferece avaliações, nota média, preços, opiniões e sugestões de harmonização; cria uma lista de cachaças avaliadas; permite acesso off-line; tem o compromisso com o consumo responsável.

Artigo assinado por Ana Laura Guimarães, sócia-idealizadora do Cachaciê.