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Blitz Cachaciê: Bendito Empório

Por Cachaciê   •  9 novembro de 2017   •  Compartilhar

 

Um lugar para as melhores cachaças do Brasil

 

O Bendito Empório é fruto de um sonho de Wellyngton Nunes de Oliveira e de Vera Lúcia Elias de Oliveira. Ele mineiro de Ituiutaba, ela natural de Jaraguá/GO.

 

O casal costuma contar que são de famílias simples do interior, com vinculos afeitvos às raizes do campo, onde ter uma cachaça à mesa era algo natural e rotineiro. Seus pais foram proprietários de estabelecimentos comerciais e sempre tiveram uma relação com os destilados.

 

Depois de atuarem por vários anos em atividades profissionais diversas – ele fotógrafo e ela engenheira civil, com pós gradução em marketing e gestão de negócio, é também mestre em engenharia do meio ambiente – tivemos a oportunidade de conhecer o projeto de cachaça de alambique, promovido pelo SEBRAE-GO. A partir disso se sentiram motivados a estudar sobre a cachaça no Brasil. Nesta busca por informação tivemos contato com vários blogs e sites, fizeram visitas a vários alambiques, esta trilha de conhecimentos os  estimulou a pensar em empreender na área da cachaça.

 

E assim nasceu o Bendito Empório, lugar mais que especial escolhido para a Blitz Cachaciê deste mês. Na entrevista abaixo você saberá tudinho sobre este recém inaugurado “Templo da Cachaça”, que já está mudando paradigmas no estado “do” Goiás:

 

(Cachaciê): Conte-nos sobre como vocês “Descobriram a Cachaça”?

(Bendito Empório): A cachaça sempre esteve em nosso cotidiano, em pequenas doses, na casa da família, nos drinks dos eventos festivos, ou seja, sempre foi uma das bebidas que marcavam os sabores e os saberes das nossas raízes.

Recordamos que até mesmo nos velórios a cachaça fazia partes, pois se tinha o costume de se “beber o defunto”, como se diz no interior.

Mais recetemente quanto decidimos começar a pesquisar sobre o mercado de destilados, fomos percebendo a oportunidade, a tendência de mercado para os segmentos de nicho e também do resgate dos valores e tradiçoes regionais.

A cachaça sendo valorizada especialmente nos mercados externos, e grandes marcas do segmento de destilados e fermentados investindo no nosso destilado brasileira.

 

 

(Cachaciê): Como surgiu a ideia de uma loja Empório?

(Bendito Empório): A ideia surgui da observação de que no mercado goiano não havia nenhum empreendimento especializado em cachaça, muito menos com a oferta do produto com qualidade diferenciada, que prudessse dar aos cliente experiência de conhecer a cachaça como uma bebida de valor e de qualidade superior a destilados estrangeiros. Que apresentasse a cachaça como uma bebida requintada.

 

O Sonho

 

(Cachaciê): A cachaça é o carro chefe em seu negócio?

(Bendito Empório): Sim, a cachaça é o produto principal do nosso portifólio. O BENDITO EMPÓRIO chega com uma proposta diferenciada para distribuir e comercializar produtos que propiciam experiências, que valorizam os sabores da cultura brasileira. Nosso propósito é ofertar as cachaças e as bebidas artesanais para o mercado goiano de forma mais audaciosa, elevando-os a condição de um presente alinhado a bons pratos.

 

(Cachaciê): Qual o maior atrativo do Bendito Empório?

(Bendito Empório): Ser um local que apresenta a cachaça com todo o seu valor, reforçando a experiência sensorial, que vai desde ambientação, diversidade de rótulos, orientação profissional e que busca despertar nos nossos clientes a percepção de que a cachaça é um produto único para cada paladar, que além de enriquecer diversos momentos, trás os valores da cultura brasileira das diversas localidades produtoras.  

 

(Cachaciê): Quantos rótulos tem na sua carta de cachaça?

(Bendito Empório): Hoje temos mais de 200 rótulos de produtores das mais diversas localidades do Brasil.

 

(Cachaciê): Qual a origem das cachaças vendidas no Bendito Empório?

(Bendito Empório): Não temos restrição a nenhuma cachaça, apenas colocamos no nosso estabelecimento as cachaças que conhecemos, que apreciamos e que temos informações das suas condições de produção; pois o nosso compromisso é oferecer aos nossos clientes produtos de qualidade, que podemos assegurar a procedência, os valores, a relevância e a caracteristica que diferencia cada rótulo.

 

(Cachaciê): Como você escolhe os rótulos que vai trabalhar?

(Bendito Empório): Participando de eventos, feiras, pesquisa junto aos formadores de opinião, indicação dos clientes e amigos. Através das premiações nas degustações às cegas, juntos às confrarias de apreciadores de cachaças e também da nossa própria percepção sensorial.

(Cachaciê): Vocês só vendem cachaça registrada no Mapa? 

(Bendito Empório): Sim, pois é o registro no Ministério que nos dá a evidência mínima de controle de qualidade, para apresentarmos aos nossos clientes os produtos com garantia de  que passsou por um processo de controle de qualidade, visto ser este o orgão que detem os instrumentos de averiguação do processo de produção das cachaças artesanais.

 

(Cachaciê): A venda no Bendito Empório é de dose e garrafa?

(Bendito Empório): Na loja são vendidas apenas as garrafas, mas participamos de eventos onde comercializamos as doses e fazemos drinks.

 

(Cachaciê): Em se tratando de cachaça, qual está saindo mais? 

(Bendito Empório): Ainda é muito cedo para podermos asseguar quais sãos os rótulos mais vendidos, pois algums dos nossos rótulos não são conhecidos do mercado goiano e estão sendo apresentados pela primeira vez. Acreditamos que vão fazer o maior sucesso, principalmente junto aos consumidores jovens.

 

(Cachaciê): E quem está agradando mais, as brancas ou amadeiradas? 

(Bendito Empório): As amadeiradas estão chamando a atenção, especialmente do público feminino. Surpreendentimente estamos identificando um numero de mulheres que são apreciadoras convictas da cachaça. Bem como um público jovem que ainda não tinha experimentado a cachaça dentro do conceito que apresentamos os rótulos que comercializamos.

 

(Cachaciê): Vocês também são distribuidor?

(Bendito Empório): Sim, estamos distribuindo no mercado goiano alguns rótulos de produtores que não tinham o seu produtos ainda no nosso mercado regional.

 

(Cachaciê): O Bendito Empório também vende pela internet?

(Bendito Empório): Ainda não, mas já planejamos o lançamento do nosso e-commerce para março de 2018.

 

(Cachaciê): Vocês estimulam a degustação com ofertas de combinados (cachaça e gastronomia)?

(Bendito Empório): Sim, estamos buscando a aproximação com chef goianos, para apresentar a harmonização como um diferencial. Além de sugerir algumas cartas de cachaça para bares e restaurantes, inicialmente em casa onde os proprietários são pessoas amigas e que tem um conceito mais requintado.

 

(Cachaciê): Qual é a proposta de eventos no Bendito Empório?

(Bendito Empório): Estamos com uma agenda semanal de degustação orientada na própria loja, onde fazemos a harmonização da cacahaça com frutas, castanhas, queijos e frios, que chamamos de “Sexta do Bendito”. Nos eventos de terceiros fazemos degustação e comercialização de drinks e de rótulos, que entendemos serem apropriados ao perfil do público, como ocorreu em alguns eventos e festivais gastronômicos que participamos.

 

(Cachaciê): A ideia é ter uma agenda de eventos fixa?

(Bendito Empório): Temos como agenda definida apenas os encontros mensais com amigos da cachaça, que são os clientes que concordam em receber os nossos convites para a desgustação e avaliação de rótulos, que pretendemos colocar para venda na loja. Os demais eventos são prospectados e avaliamos se há pertinência. Entendemos que o nosso maior desafio é propagar o conceito da cachaça como uma bebida de valor cultural, de tradição e de qualidade superior, desmistificando o preconceito inicial de muitos dos consumidores potenciais. Nosso objetivo é criar mercado, pois especialmente em Goiânia o consumo de cachaça ainda é muito pequeno comparado a outras bebidas.

 

(Cachaciê): Qual peso o preço tem na decisão de compra do consumidor?

(Bendito Empório): O que percebemos é que os consumidores desconhecem a cachaça, tem pouca informação e muito preconceito. Tanto que quando visitam a loja ficam surpresos ao ver a decoração, a disposição dos produtos e a ambientação. Cuidamos em fazer uma loja que possibilitasse a percepção da cachaça como algo similar aos perfumes. Um espaço requitado e de bom gosto, que estimula a experiência sensorial.

Preocupamos em que não fosse associada ao um ambiente antigo, velho, mas um local que pudesse dar à cachaça a imagem de produto que valoriza as marcas, a história de cada produtor e que possa garantir a confiabilidade e adequação ao perfil de cada cliente. Não queremos fazer uma venda pela venda, mas sim construir relacionamento com os nossos clientes. No entanto, em um mercado competitivo e em um momento de crise, é claro que o preço também é relevante, por isso estamos buscando rótulos que o custo benefício possa ser percebido pelos nossos clientes.   

 

(Cachaciê): A escolha dos consumidores passa pela questão design de garrafa, rótulo, embalagem?

(Bendito Empório): Com certeza, além da apresentação do produto, a história envolvendo toda a produção, o alambique, o conhecimento do mestre alambiqueiro, a desgustação oferecida faz toda a diferença no processo de escolha da cachaça pelo cliente. Muitos dos clientes trazem consigo a referência de um rotulos que já viram ou experimentaram. Apresentar algum rótulo novo requer que este tenha um diferencial de destaque para de fato chamar a atenção e influenciar na decisão da compra.

(Cachaciê): Para vocês a sofisticação e inovação na embalagem (garrafa, rótulo, caixa) interferem na escolha do cliente? Como? Por quê?

(Bendito Empório): Sim, acreditamos que parte da decisão de compra pelos nossos clientes passa pelo impacto visual que o produto é capaz de provocar. Temos produtos na loja que comercializamos pela sua capacidade de impactar na apresentação. Algumas são marcas desconhecidas no nosso mercado e os clientes tomam a decisão de compra mesmo não tendo degustado a cachaça, estimulados pelo visual. Tivemos clientes que foram à loja para comprar presentes e fizeram a escolha do produto pela aparencia e neste quesito a embalagem e a forma de expor o produto faz toda diferença.

 

(Cachaciê): Vocês tem também foco na coquetelaria a base de cachaça?

(Bendito Empório): Temos sim, criamos uma carta de drinks para oferecer aos bares e restaurentes que estamos visitando, são quatro opções, dois com cachaças branca e dois com cachaças amadeiradas, criados para combinar com o verão goiano.

 

(Cachaciê): Você compram as cachaças que comercializam de distribuidores ou direto dos produtores?

(Bendito Empório): Procuramos comprar diretamente dos produtores, porque acreditamos que além de conhecer bem a procedência, o relacioamento com os produtores nos fornecem lastros para apresentar bem os produtos aos nossos cliente, além de que a história, os valores e a tradição de cada cachaça nos ajudar na apresentação, exposição e no direcionamento do produto certo a cada cliente.

 

 

(Cachaciê): Qual o perfil do cliente que compra e consome cachaça no Bendito Empório?

(Bendito Empório): Como a loja é recente no mercado, ainda não temos dados para traçar este perfil, mas elaboramos o nosso plano de negócio focado no perfil de consumidores masculinos, acima de 25 anos, classe B. Pelos dados da nossa rede social percebemos que a maioria dos nossos seguidores estão entre 25 e 34 anos, sendo 60% homens e 40% mulheres.

 

(Cachaciê): Sua equipe foi treinada para conhecer cachaça? Como foi o treinamento?

(Bendito Empório): Sim, fizemos vários cursos, a exemplo do online da Escola da Cachaça. Visitamos alguns alambiques e participação de feiras e exposição, para que além do conhecimento pudessemos internalizar as experiências. Para nós é importante termos convicção do que falamos para os nossos clientes, se não acreditarmos não teremos como fazer uma oferta verdadeira.

 

(Cachaciê): Os seus clientes costumam comprar mais para consumo próprio ou para presentear?

(Bendito Empório): Ainda não temos dados suficientes para fundamentar uma afirmativa. No entanto sabemos que ofertamos muitas alternativas para um bom presente e que não há no mercado goiano um estabelecimento com a variedade que temos na nossa loja.

 

(Cachaciê): Vocês levam em consideração as medalhas e destaques conquistados pelas cachaças na hora da escolha para o porfólio do Bendito Emporio?

(Bendito Empório): Sem dúvida, consideramos principalmente as cachaças premiadas nos concursos com degustações as cegas.

 

(Cachaciê): Em sua opinião qual o caminho para eliminar a discriminação que algumas pessoas ainda têm em relação à cachaça?

(Bendito Empório): Achamos que o caminho é através do processo da informação, da disseminação da cultura cachaceira. Isso amenizará o ranço histórico que criminalizou a cachaça e a deixou à margem dos destilados de qualidade. Para isso a boa apresentação dos produtos, a inserção em eventos diferenciados e a aproximação dos formadores de opinião ajudará a elevar a nossa cachaça a patamares de outros destilados, não só no mercado brasileiro, como também nos mercados internacionais.

 

(Cachaciê): Como avaliam a percepção dos jovens em relação à cachaça?

(Bendito Empório): Percebemos que a maioria dos jovens não conhecem a cachaça, quando tem oportunidade de fazerem uma degustação orientada se surpreendem com a experiência e com a grande possibilidade de sabores da cachaça. Entendemos que o desafio é alcançar espaços onde possamos massificar a oferta, e que tenhamos produtos adequados ao perfil dos nossos jovens em preço e apresentação.

 

(Cachaciê): Você acredita que este é um momento especial para a cachaça?

(Bendito Empório): Acreditamos que o momento é muito propício, não só para a cachaça, mas para os produtos que tragam como valor agrrgado a tradição, a cultura e a experiência. Os consumidores estão valorizando muito estes elementos.  

 

(Cachaciê): Como projetam o crescimento e desenvolvimento do Bendito Empório?

(Bendito Empório): Esperamos ser um empreendimento fortemente reconhecido no mercado goiano até 2020, pelo conceito de se diferenciar na oferta de produtos artesanais, especialmente as cachaças.

 

(Cachaciê): Qual o grande diferencial do Bendito Empório?

(Bendito Empório): É o atendimento orientado na oferta de cachaça de alambique e dos produtos artesanais, com a motivação de gerar experiências degustativas e sensoriais dos sabores,
na valorização do bom gosto, na harmonização gastronômica, na construção de relacionamentos, no estimulo de defensores da cultura e dos valores brasileiros.

 

(Cachaciê): Para finalizar, nos conte uma curiosidade vivida durante todo este processo?

(Bendito Empório): Vera é analista do SEBRAE – GO há 23 anos e desde 2010 atua como gestora de projetos. Há dois anos foi designada pela diretoria do SEBRAE/GO para assumir a gestão do Projeto de Desenvolvimento da Cachaça de Alambique do Estado de Goiás. À frente do Projeto Brasil Original – Artesanato Goiano, Vera teve muitas experiências, o que lhe propocionou a junção de conhecimento dos valores, saberes, fazeres e das tradições de Goiás.

 

Este desafio assumido por Vera nos levou a pensar sobre o nosso papel. Percebemos que não só o artesanato goiano, mas também as cachaças goianas tem muito a ofercer e a conquistar em relação ao mecado brasileiro. São produtos de excelente qualidade, e seus produtores estão buscando investimentos para tornarem seus negócios mais viaveis e competitivos.

 

Neste contexto o Bendito Empório é um dos elos desta cadeia produtiva, que vai contribuir muito na disseminação do conhecimento e na conexão com o consumidor, para a ampliação do consumo  diferenciado e responsável da cachaça no nosso Estado.

 

 

Serviço:

Funcionamento: 9h às 21h, de Seg. a Sábado

Endereço: Rua S1, n°1015 – Setor Bela Vista – loja 02 (Estamos instalados dentro do Store Supermercados Serrinha), Goiânia / GO

Telefone: (62) 3087-2842

Site da loja: www.benditoemporiogyn.com.br

Redes sociais: Facebook: benditoemporiogyn / Instagram: bendito.emporio

E-mail: benditoemporiogyn@gmail.com