Blog

CACHAÇA E QUEIJO: UMA UNIÃO TIPICAMENTE MINEIRA

Por Cachaciê   •  9 maio de 2018   •  Compartilhar

Queijo Calambau com Cachaça da Paladar de Minas

Que tal unir duas iguarias tipicamente mineiras?

Uma empresa de laticínios fez exatamente isso. A degustação entre a bebida tradicional dos mineiros e o queijo cresce a cada dia e ganha muitos adeptos. E mais do que degustar cachaça com queijo, tem produtor que resolveu curtir o queijo na cachaça. Isso mesmo, queijo curtido na cachaça.

É da cidade de Presidente Bernardes, em Minas Gerais, os responsáveis por essa inovação. Tanto que a empresa de laticínios Paladar de Minas ganhou prêmio de 2º melhor Queijo do Brasil na Expolac, em 2017, por agregar valor ao seu queijo com esse novo método.

Segundo registros históricos, o queijo foi criado por acaso. Quando tropeiros levavam cachaça e um queijo de presente para a cidade de Ouro Preto e pelo caminho, o líquido se espalhava na bolsa de couro e curtia o queijo por dias. Ao provar o presente, todos relatava gostar do sabor e a aroma. Daí, surge o queijo curtido na cachaça.

O nome “Calambau” foi dado em homenagem ao antigo nome do município e hoje é  um dos carro-chefe da Paladar que continua a fazer sucesso. Tanto que a empresa faz a distribuição do produto para as redes de supermercado, distribuidores e diretamente para o consumidor final pelo site da empresa https://goo.gl/EpT3ha

O objetivo é atrair outros nichos de mercado, principalmente, os entusiastas da boa culinária. A ação visa ainda testar o mercado e alcançar o consumidor em todo o território nacional.

 EVENTOS DE QUEIJOS ARTESANAIS EM BELO HORIZONTE

Duas oportunidades para produtores e o grande público conhecerem as novidades do setor e a importância de preservar e valorizar a produção artesanal de queijos brasileiros, ampliando a visibilidade destes no cenário nacional e internacional.

Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil

Nos dias 17 e 18 de maio, no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), acontece a terceira edição do Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, que traz mais de 15 palestras distribuídas nos dois dias de evento.

Autoridades, produtores e especialistas estarão presentes para dar um panorama da conjuntura de produção de queijo artesanal no Brasil e no mundo.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

SERVIÇO:

 III SIMPÓSIO DE QUEIJOS ARTESANAIS DO BRASIL

Data: 17 e 18 de maio/2018

Local: Auditório do BDMG – Rua da Bahia, 1600 – Lourdes – Belo Horizonte/MG

Horário: 8h às 18h

Ingressos no Sympla: https://goo.gl/KYRE7s

2º Festival do Queijo Minas  Artesanal de Leite Cru

E entre os dias 18 e 20 do mesmo mês, na Serraria Souza Pinto, acontece também o 2º Festival do Queijo Minas  Artesanal de Leite Cru, que conta com oficinas, menus de chefs mineiros com diversos pratos elaborados com produtos locais, inclusive a cachaça, degustação de queijos das 7tradicionais regiões produtoras do estado (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Salitre, Serro, Triângulo) e oficinas para quem quer aprofundar o conhecimento no mercado queijeiro.

O Festival vai oferecer oficinas de harmonização, conservação e degustação de queijos. Estas serão realizadas durante o evento. Programação e inscrição no site do evento (www.festivalqma.com.br).

Cachaça estará presente no 2º Festival do Queijo Minas  Artesanal

Como aconteceu na 1ª. Edição do Festival, em julho de 2017, haverá estande de cachaças de alambique em todos os dias do evento, para que o público deguste cachaça e queijo juntos e possam conhecer como harmonizam bem – um casamento perfeito.

A Dama da Noite, produzida em Leme do Prado/MG, é a cachaça convidada do evento. Com seus produtos de excelência e amplo portfólio de cachaças envelhecidas em diversas madeiras e licores, a marca garantirá ao público degustação e comercialização de todo o seu mix de produtos com condições especiais.

Aproveite e faça a avaliação dos produtos da Cachaça Dama da Noite utilizando o Aplicativo Cachaciê, para isso basta baixar gratuitamente nas lojas virtuais. Disponível para IOS e Android.

SERVIÇO:

2º. FESTIVAL DE QUEIJOS ARTESANAIS DE LEITE CRU

Data: 18, 19 e 20 de maio/2018

Local: Av. Assis Chateubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte/MG

Horário:

Dia 18: 19h às 23h

Dia 19: 12h às 22h

Dia 20: 10h às 18h

Mais informações: http://festivalqma.com.br/

 

Com Portal do Queijo e Paladar de Minas