Blog

Caipi Sour – para comemorar o Dia das Mulheres!

Por Cachaciê   •  8 março de 2019   •  Compartilhar

(Drink com Cachaça ) Você já pensou em fazer uma Caipi Sour? Sabe que drink é esse? Experimente esta releitura o resultado surpreende…

 

Por Kelly Costa

 

 

Em 2016, visitando pela primeira vez a ExpoCachaça, em Belo Horizonte – MG), considerado o evento de maior relevância quando o assunto é o destilado brasileiro, aproveitei para apresentar a alguns expositores o blog www.caipirinhaprendada.com.br, que estava sendo lançado na ocasião.

 

Foi então que uma expositora de Salinas achou interessante o meu projeto e as dicas que eu estava apresentação e me perguntou se já tinha feito alguma caipirinha com ovo. Achei meio estranho, respondi que não, mas iria pesquisar e testar.

 

A receita que achei mais próxima da descrição dela foi o Pisco Sour, que eu até então nunca tinha experimentado. Só para esclarecer, o Pisco Sour é um drinque da gastronomia Sul-Americana, feito à base de pisco, uma aguardente original do Chile e do Peru. Analisei as receitas encontradas na internet. O modo de preparo nem era complicado, mas quando se fala em ovo sempre vem aquele receio.

 

Então, preferi fazer a tradicional caipirinha, apenas com limão, cachaça e açúcar e colocar uma cobertura que uso muito numa torta doce que faço e que leva clara de ovo em neve, raspas de limão e açúcar. A única coisa que acrescentei a mais foi um pouco de cachaça, para dar um sabor diferenciado no começo da apreciação do drinque. O resultado foi surpreendente, ficou uma delícia!

 

Recentemente, testei colocando na clara em neve um pouco de açúcar mascavo e usei uma cachaça envelhecida em carvalho, ficou melhor ainda.

 

Quer saber como fiz a Caipi Sour? Então, segue a receita abaixo, para você experimentar:

 

Caipi Sour (Caipirinha com Clara de Ovo)

 

Ingredientes:

 

         1 limão Tahiti

         1 dose de cachaça (50 ml) Prata/Envelhecida em Amendoim

         15 ml de cachaça Ouro/Carvalho

         2 colheres (sobremesa) de açúcar refinado, demerara ou cristal

         1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo

         1 clara de ovo batida em neve

         Gelo a vontade

         Raspas de limão para decorar e para bater na clara

         1 lâmina de limão para decorar

 

Modo de Preparo:

 

Passo 1:

Comece preparando a cobertura do drinque, que é feita com a clara do ovo. Na vasilha da batedeira, coloque a clara do ovo e bata bem até ficar em ponto neve. Acrescente 1 colher (sobremesa) do açúcar mascavo e um pouco de raspas da casca de limão. Ao final, acrescente 15 ml de cachaça ouro/carvalho e bata por mais alguns segundos, só para garantir que a clara fique temperada com a cachaça. Reserve.

 

Passo 2:

 

Prepare a tradicional caipirinha. Veja como fazer:   https://youtu.be/1SBL8xb2r2U.

 

Passo 3:

 

Sobre a caipirinha pronta, inclusive, já com o gelo, coloque uma camada da mistura feita com a clara do ovo, açúcar mascavo, raspas de limão e cachaça ouro.

 

Passo 4:

 

Finalizar colocando uma lâmina de limão na borda do copo, joga mais umas raspas de limão sobre a camada de clara em neve e, se quiser, colocar umas tiras de casca de limão, para dar um charme na decoração da Caipi Sour.

 

Finalização

 

O efeito é mais visual do que no sabor, mas vale a experiência e todos adoram!

 

Vale destacar que esta é uma das receitas do livro “Caipirinhas: 60 Receitas Testadas e Aprovadas” da editora Gralha Azul – de minha autoria, e compartilho com você nesta coluna que assino no nosso portal Cachaciê.

 

Comentem o que acharam! Marquem os amigos que gostam de novidades. E se tiver alguma sugestão pode postar aqui, pois adoro realizar experiência e degustar com os amigos, para postar depois nas redes sociais.

 

Lembre-se: Beba com moderação para não estragar a diversão.

 

Foto: Acervo Caipirinha Prendada

  

Sobre a Autora

 

 

Kelly Costa é jornalista pós-graduada em comunicação corporativa. De apreciadora de caipirinha, agora atua como Caipi Chef, como ela se intitula por se dedicar somente às experiências e estudos sobre caipirinha. Ela tem uma coluna mensal no Portal Cachaciê (www.cachacie.com.br), é autora do Blog Caipirinha Prendada (www.caipirinhaprendada.com.br) e do Livro Caipirinhas – 60 Dicas Testadas e Aprovadas; e administradora das respectivas redes sociais @caipirinhaprendada / (11) 9 8119-0366 / rodavt.comunicacao@gmail.com