Blog

Caipirinha com Café é o drinque ideal

Por Cachaciê   •  24 maio de 2018   •  Compartilhar

Quer comemorar o Dia Nacional do Café (24 de Maio), mas não encontra nada muito diferente nos bares ou restaurantes? Ou você proprietário quer oferecer algo diferente aos seus clientes? Se liga na dica do Cachaciê!

Pode parecer estranho uma coluna sobre e café num site de cachaça, mas saiba que esses dois ingrediente são duas grandes paixões dos brasileiros. Além de harmonizarem super bem, o consumo de ambos só crescendo no exterior.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), só em 2016, o Brasil produziu mais de 50 milhões de sacas, sendo que desse montante, quase 70% foi exportado e o restante ficou para consumo interno. Ainda desse percentual do consumo interno, 91% de cafés tradicionais e apenas 9% de cafés especiais, isto é, outros países estão consumindo a maior parte dos cafés de alta qualidade. E esse número vem aumentando, em 2017, o consume foi de 10 a 15%.

Com a cachaça não é diferente. Prova disso é que em 2017 as exportações do destilado brasileiro geraram uma receita de US$ 15,81 milhões, o que equivale à alta de 13,43% sobre o ano de 2016. Os embarques totalizaram 8.747.048 litros (alta de 4,32%, em relação a 2016) e os Estados Unidos foram o principal mercado para o produto brasileiro, tendo absorvido 17,69% das vendas ao exterior, em valor. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).

Para incentivar ainda mais o consumo com 2 ingredientes tão conhecidos e apreciados pelo público, o Cachaciê compartilh uma dica bem prática para inovar na caipirinha sem descaracterizar o que exige a legislação: usar gelo saborizado de café na tradicional no drinque. É uma dica que não muda em nada a rotina do bartender e surpreende o cliente que, certamente, levará uma experiência diferenciada de todo lugar que ele já tomou caipirinha.

O segredo está em preparar a caipirinha tradicional bem harmonizada com cachaça, limão e açúcar como a caipirinha tradicional deve ser. Como já foi dito, o segredo estará no gelo saborizado.

Mas como fazer gelo saborizado de café?

Muito simples também. Sabe aquele café que sobrou e você, normalmente, jogaria fora? Então, você colocará o conteúdo numa forminha de gelo e deixará lá pelo tempo suficiente dele congelar para poder usar.

Se for demorar para usar também não tem problema porque congelado ele não vai estragar.

Daí, quando quiser oferecer uma experiência diferente ao cliente ou mesmo em casa, para os amigos, só colocar este café congelado ao invés do gelo feito só com água.

Caipirinha com Gelo Saborizado de Café

 

Ingredientes:

– Café de coador, só calocar nas forminhas de gelo e aguardar até congelar.

– 1 limão Tahiti

– 2 colheres (sobremesa) de açúcar refinado, cristal ou demerara

– 50 ml de cachaça Ouro/ Carvalho

– Gelo à vontade

Modo de preparo:

  1. Prepare a tradicional caipirinha colocando o limão no copo e, em seguida, o açúcar;
  2. Amasse bem para soltar o caldo da fruta;
  3. Acrescente 50 ml de cachaça e mexa bem para harmonizar o sabor;
  4. Coloque os cubos de café congelado;
  5. Finalize decorando a borda do copo com uma lâmina de limão e, se desejar, jogue alguns grãos de café torrado, mas não é necessário. Só o gelo de café deixará o drinque bem bonito.

Sobre a Autora

Kelly Costa é jornalista pós-graduada em comunicação corporativa. De apreciadora de caipirinha, agora atua como Caipi Chef, como ela se entitula por se dedicar somente às experiências e estudos sobre caipirinha. Ela tem uma coluna mensal no Portal Cachaciê (www.cachacie.com.br), é autora do Blog Caipirinha Prendada (www.caipirinhaprendada.com.br) e do Livro Caipirinhas – 60 Dicas Testadas e Aprovadas; e administradora das respectivas redes sociais @caipirinhaprendada / (11) 9 8119-0366 / rodavt.comunicacao@gmail.com