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Coquetelaria Estratégica e o Novo Posicionamento da Cachaça

Por Cachaciê   •  2 abril de 2019   •  Compartilhar

 

Por João Natas

 

Hoje todos sabemos a importância que a cachaça tem como patrimônio e valor cultural para o Brasil, mas ela não é vista com tanto apreço pelo público em geral, como são vistos os outros destilados, nos seus países de origem.

 

Quando olhamos garrafas de bebidas conseguimos imaginar o espirito que cada marca carrega. Conseguimos saber a grandeza da vodka, assim que olhamos para suas garrafas. Podemos sentir o sabor do sal e o ácido do limão, quando olhamos para uma garrafa de tequila. Os gins London Dry super elegantes, com suas garrafas robustas que parecem um objeto de decoração. Quem nunca experimentou aquele clássico refrescante de rum, Coca-Cola e uma rodela de limão?

 

Essas características são lembranças dos destilados que há anos são bem posicionados no mercado. Destilados que se esforçaram para terem um diferencial, em um mercado muito concorrido. Ainda assim há espaço para todos que querem se posicionar. Inclusive a cachaça.

 

Não faz muito tempo deixamos de ter como referência as cachaças que vinham nas garrafas escuras de cerveja, e ainda a maioria dos clientes considera uma cachaça, tida como de boa qualidade, como uma “pinga” qualquer.

 

Quando você pensa em vodka, qual marca vem a sua cabeça? Se eu falar gin, você pode pensar em uma garrafa verde baixinha. Rum, talvez faça você lembre-se de um morcego, dentro de um círculo vermelho.

 

Com tantos destilados diferentes e de lugares distintos, porque pensamos em algumas marcas tão especificas? Porque eles sabem se diferenciar no mercado de bebidas. Sabem como criar valor para o bar, para o bartender e para o cliente final. Ajudam o bar a vender, treinam seus funcionários e mostram que seu destilado é uma solução para aumentar o faturamento e não mais uma garrafa parada na prateleira.

 

Precisamos falar mais sobre isso: 

 

Tenho um convite a te fazer. Venha para a minha aula no Curso de Gestão em Alambique, da Cachaçarias Nobres.

 

Conheça os conteúdos que serão abordados:

 

Na matéria de Mixologia e Coquetelaria Estratégica vamos abordar várias estratégias de como as grandes marcas criam valor, para que o consumidor final deseje o seu destilado.

 

Para que ele não só fale “eu quero um cocktail com cachaça”, mas sim que ele peça o cocktails pela marca do seu destilado favorito.

 

Será abordado como os cocktails clássicos e contemporâneos são importantes na coquetelaria atual e como a cachaça pode se encaixar em cada categoria. Como a cachaça pode estar na coquetelaria molecular.

 

Como colocar sua marca nos cocktails mais famosos do mundo e fazer com que eles sejam os mais vendidos nos bares, com a engenharia de cardápio, para beneficiar sua marca e o seu cliente.

 

Como os cocktails com a sua cachaça podem se vender sozinhos, aumentando valor da sua marca e fazendo com que seja percebida assim que o cliente pega o cardápio.

 

Quais são as estratégias que as grandes marcas usam para abrir novos pontos de venda e distribuição e entrar nos bares e restaurantes?

 

Em quais aspectos estas marcas apostam, para gerar valor para o estabelecimento e para os profissionais de coquetelaria, fazendo com que eles tenham preferência pelo seus produtos e não por outro.

 

Como capacitar os profissionais para que eles tenham sua marca como referência em segurança de produto de qualidade e apoio profissional.

 

O que sua empresa pode fazer para estimular os bartenders e garçons a venderem cocktails com os seus destilados e fazer uma propaganda incrível da sua marca para o cliente final.

 

A matéria de Mixologia e Coquetelaria Estratégica no Curso de Gestão em Alambique vai mostrar como dar um passo longo em valorização de marca e estratégias comerciais para sua marca ser cada vez maior e mais valorizada no mercado.

 

Saiba mais: www.cachacariasnobres.com.br

 

SOBRE JOÃO NATAS

 

Bartender e mixologista, com 15 anos de experiência na área de bares e restaurantes. Formado em mixologia molecular, coquetelaria contemporânea, coquetelaria clássica e produção de ingredientes artesanais para cocktails.

 

João Natas atua como consultor em estabelecimentos de vários segmentos e formatos, visando melhorar os processos, aumentar vendas e a lucratividade e se destacar, através de uma boa elaboração do cardápio de cocktails e do treinamento das equipes.

 

Contato: Instagram: @joaonatas / Linkedin: João Natas