Blog

Movimento #SoudaCachacaSoudoBrasil com Amalize Biagioni

Por Cachaciê   •  19 setembro de 2017   •  Compartilhar

 

Dra. Amalize Biagioni Maia é diretora do LABM Laboratório, desde 1995, engenheira química (UFMG), mestre em alimentos, doutora em bioquímica (UFMG), professora da UFMG (1982 a 1994) e do Uni-BH (1999-2004).

Tem experiência de mais de 30 anos no setor da cachaça. Efetuou diversos trabalhos de pesquisa em tecnologia e qualidade da cachaça – com apoio e financiamento da FAPEMIG, CNPq e RHAE – Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas.

Sua tese de doutorado foi em fermentação alcoólica (ICB-UFMG/BH – Institut du Génie Chimique/Toulouse). Detém patentes de kilts para análise (cobre, acidez e outros) e de equipamentos para otimizar a qualidade da cachaça, que permitem otimizar procedimentos de destilação e pós-destilação. Orientou diversos trabalhos de iniciação científica (graduação) e teses de mestrado (pós-graduação) no âmbito da tecnologia da cachaça (UFMG e Uni-BH).

É pioneira no oferecimento de cursos de Tecnologia da Cachaça de Alambique, (UFMG – desde 1992-1994) e pelo LABM (desde 1995).

Consultora técnica em alimentos e bebidas – com foco especial na otimização da qualidade da cachaça e no desenvolvimento de bebidas a partir da cana e da cachaça (desde 1995).

Publicações:

– LIVRO: MAIA, A.B. e CAMPELO, E.A. Tecnologia da Cachaça de Alambique. Belo Horizonte, Sebrae/SindBebidas, 2006.

– TRABALHOS CIENTÍFICOS: Mais de 200 trabalhos sobre cachaça, incluindo artigos técnicos publicados em periódicos nacionais e internacionais e apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Ela é a sexta personagem da nossa websérie que propaga o Movimento #SoudaCachacaSoudoBrasil. Confira: