Notícias

Cachaça do Ano? Qual seu palpite?

Por Cachaciê   •  17 janeiro de 2018   •  Compartilhar

 

O Ranking Cúpula da Cachaça – Etapa Final está prestes a começar. Além de ranquear as 50 melhores cachaças do Brasil vai eleger a campeã das campeãs – A Cachaça do Ano.  

 

No I Ranking, a cachaça Vale Verde 12 Anos (Betim-MG) se sagrou vencedora; no II Ranking, foi a paranaense Porto Morretes. E agora em 2018, quem será a Cachaça do Ano em 2018?

Qual seu palpite? Conta pra gente!

 

 

Sobre a Etapa Final do Ranking

 

A terceira e definitiva fase – a Degustação às Cegas – do III Ranking Cúpula da Cachaça, já tem data. Ela ocorre entre os dias 26 e 28 de janeiro, em Analândia (SP).

 

Os 12 membros da Cúpula, grupo formado em 2013 e dedicado a iniciativas de valorização do destilado nacional brasileiro se reunirão para a degustação às cegas e analisarão aspectos visuais, olfativos e sensoriais de cada uma das 50 cachaças, estabelecendo pontuações para uma série de quesitos. A média ponderada dessas notas irá estabelecer o ranqueamento em duas categorias: brancas e envelhecidas.

O Ranking é parte da VI Cúpula da Cachaça, que, além do concurso, promoverá uma série de discussões sobre iniciativas pela valorização do destilado nacional brasileiro. Entre os temas discutidos, estarão a cultura da cachaça e como fazer a informação sobre a cachaça chegar ao consumidor.

A sede do encontro é a Cachaçaria Macaúva, várias vezes premiada pela sua Carta de Cachaças. Durante o encontro, o Macaúva têm programação especial todas as noites, regadas a ótimas prosas sobre cachaça.

 

Sobre a I e II Etapa – Já Realizadas

 

Na primeira fase, a Votação Popular, nada menos que 43 mil pessoas votaram para escolher as 250 Cachaças Mais Queridas do Brasil.

 

Na segunda fase, 50 especialistas no destilado nacional brasileiro selecionaram as 50 finalistas, que agora passarão pelo crivo dos 12 membros efetivos da Cúpula da Cachaça, profissionais de diversas formações com décadas de serviços prestados à marvada.

 

Clique aqui e conheça: