Caldo de Cana – ponto de partida na produção de cachaça
Por Cachaciê
• 31 agosto de 2017
• Compartilhar
O caldo de cana ou garapa é o líquido extraído da cana de açúcar no processo de trituração. Refrescante, saboroso, energético, rico em diversos nutrientes e com muitos benefícios para a saúde é uma bebida que contém vitaminas do complexo B, vitamina C e compostos antioxidantes, que retardam o envelhecimento. É este o primeiro insumo para a produção da mais brasileira das bebidas.
Saiba mais sobre a importância do caldo de cana no processo de produção da Cachaça no Vlog do Arnaldo Ribeiro:
Quem consegue resistir a um copo de caldo de cana bem geladinho, em um dia quente? Além de ser delicioso e um alimento muito energético traz muitos benefícios para a saúde. Confira abaixo alguns desses benefícios do caldo de cana:

#1: É excelente para a saúde de pessoas de qualquer idade;
#2: É eficiente contra infecções urinárias, e contribui para o correto funcionamento dos rins;
#3: Faz bem para o fígado e combate a icterícia (um problema que resulta em um tipo de pigmentação amarelada na pele devido aos níveis elevados de bilirrubina nos fluidos corporais);
#4: Eficiente para recuperar a energia corporal. Uma rica fonte de carboidrato, proteína, ferro, potássio e vários outros nutrientes. Uma bebida energética, saudável e natural. Um copo de caldo de cana gelado reequilibra o organismo após a atividade física, revigora, reidrate e combate à fadiga.
#5: Eficiente contra prisão de ventre. O caldo de cana apresenta propriedades laxativas, ou seja, ajuda aliviar a prisão de ventre e ainda melhora os movimentos do intestino.

#6: O caldo de cana também é ótimo para hidratar o corpo bem como auxilia no fortalecimento do sistema imunológico da pessoa.
#7: Os antioxidantes desenvolvem benefícios nas enfermidades cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer, na AIDS e em processos associados com o envelhecimento, como das cataratas, Doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso.
#8: É composto por antioxidantes: ácidos fenólicos (caféico, sináptico e isômero do ácido clorogênico), flavonoides (apigenina, luteolina e derivados de triticina) e outros compostos fenólicos.
#9: Possui um alto teor de minerais como o ferro que é muito importante para o sangue, o cálcio que é essencial para os ossos, o potássio, o magnésio que é bom para as atividades orgânicas, além de ser fonte importante das vitaminas B e C.
#10: Lembre-se que antes de consumir o caldo de cana é aconselhável que se observe a higiene do local, como é armazenada a cana de açúcar, para que você não corra o risco de contrair nenhuma doença.
Fonte: www.mundodastribos.com

CURIOSIDADES – CONFIRA OUTROS VÍDEOS SOBRE CALDO DE CANA:
- Reportagem SBT – A Grande Ideia/Empresário fatura alto com caldo de cana de garrafa
- Reportagem RecordTV/SP no Ar – Os Benefícios do Caldo de Cana
- Bianca Rodrigues – Nutricionista