Notícias

Engenhos de Alagoas garantem turismo de experiência para fugir de clichês

Por Cachaciê   •  30 junho de 2016   •  Compartilhar

Histórias, culturas e sabores. O desenvolvimento da economia alagoana e das famílias nordestinas pode ser contado através dos velhos e cobiçados engenhos de açúcar, que em belos conjuntos arquitetônicos exploram a referência histórica de um dos processos produtivos mais importantes do Brasil.

Forte atrativo cultural, os passeios nos engenhos diversificam as atrações tradicionais das viagens de férias, inovando com roteiros que proporcionam aos visitantes a degustação de cachaças, rapaduras e outros produtos oriundos da cana de açúcar. Além disso, os atrativos ampliam o conhecimento dos visitantes sobre o período de escravidão no Brasil, marcado pelo uso da mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste, na primeira metade do século XVI.

Em Alagoas, seis engenhos fazem parte deste rol e prometem oferecer uma experiência única ao aliar cultura, história e gastronomia. Conheça aqui dois deles.

Engenho Caraçuipe

Como uma das mais conceituadas bebidas do país, a cachaça produzida no Engenho Caraçuipe, localizado em Campo Alegre, conquistou a medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas Edição 2015. Utilizando alambiques de cobre e fermentação natural, o processo de produção no engenho é diferenciado, dispensando o uso de aditivos químicos e corantes.

Com ambientes decorados, o espaço é ideal para quem deseja fazer boas fotografias. Na própria área do engenho foi montada uma loja, onde são vendidos os produtos da casa e dos artesãos da região. Partindo da capital, o melhor acesso ao município se dá pela rodovia AL-101.

Engenho Brejo dos Bois

Situado no município de Junqueiro, distante 116 km da capital, o Engenho Brejo dos Bois é uma das principais fábricas de produtos orgânicos extraídos da cana de açúcar. Por lá, é possível encontrar a tradicional cachaça envelhecida, a rapadura, mel de engenho e o açúcar mascavo. Em instalações rústicas, a área do engenho fica próximo aos atrativos naturais que podem complementar a experiência, como trilhas, passeios, riachos e infraestrutura turística.

Fonte: Aqui Acontece