Notícias

A essência da nossa bebida preferida – um junco que produz mel sem abelhas!

Por Cachaciê   •  26 julho de 2017   •  Compartilhar

Este mês Arnaldo Ribeiro traz como tema de seu Vlog a cana, a planta que representa a maior colheita do mundo em quantidade de produção, é usada para fazer açúcar, cachaça e muito mais…

#1: Cana por Arnaldo Ribeiro (Sócio- Diretor do Cana Brasil, Produtor da Cachaça Taverna de Minas, Diretor da Anpaq):

 

#2: O significado segundo o dicionário Aurélio:

Cana: sf. Caule de várias gramíneas, como por ex., o bambu, a cana-de-açúcar, e de certas ervas.

Cana de Açúcar: sf. Bras. Planta gramínea usada na fabricação de açúcar e aguardente. 

 

#3: A origem:

A cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar, cachaça/aguardente e etanol. A cana cresce predominantemente nas regiões tropicais e subtropicais.

Tem caules robustos, fibrosos, articulados, entre dois e seis metros de altura, que são ricos em sacarose.

A sacarose, extraída e purificada em fábricas especializadas, é utilizada como matéria-prima na indústria de alimentos humanos ou é fermentada para produzir álcool. A demanda mundial de açúcar é o principal condutor do cultivo de cana. A planta é responsável por 80% do açúcar produzido no mundo. Além de açúcar, os produtos derivados da cana incluem cachaça (bebida original do Brasil) e aguardente, melaçorum, bagaço e etanol. O etanol é produzido em escala pela indústria da cana do Brasil.

#4: Mini dose da história

Os persas, seguidos pelos gregos, descobriram os famosos “juncos que produzem mel sem abelhas” na Índia entre os séculos VI e IV a.C. Eles a adotaram e depois espalharam a agricultura da cana pelo mundo. Os comerciantes começaram a negociar açúcar da Índia, que era considerado uma especiaria luxuosa e cara.

No século XVIII, plantações de cana começaram a ser cultivadas no CaribeAmérica do SulOceano Índico e nações insulares do Pacífico e a necessidade de trabalhadores para a sua produção tornou-se um dos principais motores de grandes migrações humanas, incluindo trabalho escravo e servos contratados.

#5: Dez maiores produtores de cana-de-açúcar:

 Brasil
 Índia
 China
 Tailândia
 Paquistão
 México
 Colômbia
 Indonésia
 Filipinas
 Estados Unidos

(Dado de 2015)

#6: Classificação científica:

Reino Plantae
Divisão Magnoliophyta
Classe Liliopsida
Ordem Poales
Família Poaceae
Gênero Saccharum

#7: Muito mais sobre a cana:

Agora é com você! Tem muito mais informações e curiosidades sobre a cana de açúcar para você pesquisar, garantimos que será doce, rico e prazeroso!