Blog

Vlog do Arnaldo – Vamos falar de Barril?

Por Cachaciê   •  18 outubro de 2018   •  Compartilhar

O Vlog do Arnaldo deste mês tem como tema a alquimia dos blends. Confira e conheça como os blends são feitos no Cana Brasil, em Itaverava.

 

 

Você sabia que cada barril ou recipiente de madeira usado para armazenar cachaça tem um perfil único e próprio?

 

Eles não são todos iguais. Cada um tem características que são só suas, mesmo sendo feitos da mesma madeira.

 

Por este motivo é tão importante o trabalho do master blender. Trabalho este que começa muito antes do momento de fazer um blend.

 

É essencial que os barrils presentes na adega de uma destilaria de cachaça sejam catalogados e acompanhados de perto, com frequência controlada, para que seu perfil sensorial seja conhecido, descrito e previamente o master blender saiba qual expressão terá a cachaça nele envelhecida, ou mesmo armazenada.

 

Esse processo não só facilita o momento da alquimia, no preparo do blend, como garante melhor resultado, como permite a consistência do produto lote a lote. Ou seja será mais assertivo o processo de controle para que os lotes subsequentes tenha a mesma qualidade e percepção sensorial.

 

 


Sobre Arnaldo Ribeiro

 


 

Arnaldo Andrade Ribeiro é sócio fundador do Centro de Treinamento Técnico em Cachaça CANA BRASIL e da premiada Cachaça Taverna de Minas. Diretor da AMPAQ, Instrutor do Senar, desde 2007 e colunista do Portal Cachaciê.