"Carregando..."

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados celebrou sua vitória no Carnaval de 2025 do Amapá, sagrando-se campeã do Grupo Especial com 180,60 pontos. A disputa foi acirrada, levando a um desempate com a escola Boêmios do Laguinho. O primeiro critério, 'Fantasias', não foi suficiente para desempatá-las, tampouco 'Comissão de Frente'. O definidor do resultado foi 'Mestre Sala e Porta-Bandeira', garantindo a vitória da Piratas Estilizados.

Com um enredo cativante, 'Da lenda de Iaça ao sabor açaí que conquistou o mundo', a escola homenageou o açaí, fruto que carrega consigo a identidade cultural e culinária da região. Fundada em 1974, no bairro Laguinho de Macapá, a Piratas Estilizados possui uma rica história, já tendo conquistado sete títulos no Segundo Grupo entre os anos de 1980 e 1987.

Detalhes da Competição

A competição deste ano contou com seis escolas no Grupo Especial e quatro no Grupo de Acesso. Os critérios de avaliação incluíram Enredo, Samba de Enredo, Bateria, Alegorias, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia. Todas as categorias foram avaliadas com notas de 9 a 10.

Apesar do brilho e alegria da festa, nem todas as escolas tiveram motivos para comemorar. O Império da Zona Norte não conseguiu manter seu lugar no Grupo Especial, sendo rebaixado após acumular 179,70 pontos. Em contraponto, a Unidos do Buritizal brilhou e garantiu retorno ao grupo de elite com uma pontuação de 179,80.

As demais colocações no Grupo Especial foram preenchidas por Piratas da Batucada, com 180,40 pontos, Maracatu da Favela, com 180 pontos, e Império do Povo, com 179,90 pontos. No Grupo de Acesso, Emissários da Cegonha, Solidariedade e Embaixada de Samba completaram as avaliações com 179,60, 179,10 e 178,20 pontos, respectivamente.

Escreva um comentário